"That was due to Crabtree's expertise and flair during a wine tasting that lasted until sunrise, and that is still remembered in the neighbouring town of 'Vila Real´as the "Night of the Englishman', that Don José Mateus first realised the potential of his Estate's Rosés as suitable for the English palate"

Santos, Bartolomeu dos, 'Joseph Crabtree and the Caliph of Fonthill', 1985, in The Crabtree Orations (1954-1984), ed. Brian Bennett & Negley Harte, The Crabtree Foundation, London, 1997
.
.

21.5.08

"Observatório do Algarve" - Cinzas de Bartolomeu Cid dos Santos lançadas em Tavira

As cinzas de Bartolomeu Cid dos Santos, hoje falecido em Londres, serão lançadas ao rio Gilão, Tavira, um desejo manifestado em vida pelo artista, disse hoje o presidente da Câmara Municipal de Tavira.

Macário Correia, que esteve em contacto com a viúva de Bartolomeu dos Santos, adiantou que o artista morreu há algumas horas em Londres, cidade onde leccionava há 35 anos, vítima de doença súbita.

A família desconhece por enquanto o dia e a hora da chegada a Portugal dos restos mortais de Bartolomeu dos Santos, mas o desejo do artista em vida era ser cremado no Alto de S. João ou Olivais, Lisboa, e que as suas cinzas fossem lançadas ao rio Gilão, em Tavira, cidade onde se queria instalar definitivamente e criar um centro de desenho e gravura.

Segundo Macário Correia, o centro de desenho e gravura de Bartolomeu dos Santos vai nascer em Tavira, talvez ainda este ano, no Palácio da Galeria ou no Alto de Santana (Tavira).